Artigos

18 DE ABRIL: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL




O Livro Infantil, é lugar de sonho, fantasia, reflexão e também realidade) 18 de Abril dia do Livro Infantil A data foi escolhida Para uma nobre missão: Celebrar Monteiro Lobato Sua maior inspiração. Em 1882 num dia 18 de Abril nascia o menino José que mais tarde viria ser um escritor renomado. Lobato escreveu para o mundo muitas histórias legais. Quem nunca se encantou com seus personagens, heróis, monstros ou vilões?

A Turma do Sitio do Picapau Amarelo, que por muito tempo foi companhia de muitos de nós. O engraçado Zé Carneiro e o gorducho Quindin. Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e o rosado porquinho Rabicó? Tio Barnabé e sua gostosa risada, a mula sem cabeça, coitada... A Cuca malvada, Visconde de Sabugosa e Saci Pererê que vivia de troça? E a doidinha da boneca Emilia, que depois que tomou uma pupila tagarelou a falar e coitado do povo do Sitio.

Quem nunca sentiu vontade de ser neto de Dona Benta e ganhar seus carinhos? Comer bolinhos de chuva, quentinhos feitos pela amada Tia Nastácia? Ou subir no pé de jabuticaba só pra fazer pluctipimhoque? Ah, e o sonho de passar as férias todinhas no Sitio do Picapau Amarelo, e viver todas as aventuras que se viviam por lá? As histórias escritas por Monteiro Lobato, nos encheu a imaginação, nos acompanham até hoje.

Qual menina não sonhava morar no Reino das Águas Claras, virar sereia e se casar com o Príncipe Escamado? E o medo do terrível Minotauro? E qual menino não se imaginou saindo pela mata a fora para caçar com Pedrinho na companhia do Saci e da Mula-sem-cabeça? Monteiro Lobato, deixou muita Literatura principalmente para as crianças, por isso é considerado o Pai da Literatura Infantil e Infantojuvenil Brasileira.

Seus escritos/série/ histórias mais conhecidas são a do Sítio do Pica-Pau Amarelo, composta por diversos Títulos: O Saci, Fábulas, O Minotauro... Mas ele também escreveu para os adultos. Ele além de Escritor, era formado em Direito chegou a ser Promotor. Em 1914 publicou vários artigos no Jornal que trabalhava. Num desses artigos, criticou o homem do campo, chamando-os de "inútil e preguiçoso". Mas logo descobriu que o homem do campo vivia doente, porque não tinha, onde morava e nem com eles mesmos, os cuidados básicos necessários (esgotos, remédios, alimentação...)

E foi assim que nasceu o livro Urupês (1918),no qual seu maior e mais conhecido personagem é o amarelo e preguiçoso Jeca Tatu. Só que o que ele tinha não era preguiça, era verminose (doença causada por vermes) devido à falta de esclarecimentos e cuidados básicos. E que deu a volta por cima quando aprendeu a se cuidar e a tomar o Ankilostomina e a calçar as botinas. Ele aprendeu a se cuidar e a cuidar do local onde vivia.

Sua vida mudou e de toda sua Comunidade. E Lobato foi um grande defensor da Política de Saneamento Básico no interior do Brasil, quando descobriu que as pessoas de lá não eram preguiçosas, mais viviam doentes, porque os Poderes Públicos não olhavam para o interior do Brasil e assim eles não tinham: rede de esgoto, de água, médicos... Lobato foi um escritor revolucionário, para a época que viveu.

Chegou a ser preso por bater de frente com governantes da época. Um dos motivos da sua prisão, foi por criticar as atitudes dos Governantes, por causa da perseguição às empresas nacionais pela exploração do Petróleo. José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de Abril de 1882,foi e ainda é responsável pela bela existência dos Livros Infantis.

Faleceu em 4 de Julho de 1948 e em 1958 foi criado em Taubaté, o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, no casarão do Visconde de Tremembé (avô do escritor). Deixou inúmeras Obras escritas para o Público Infantil, que compõem a Série Sitio do Pica-Pau Amarelo e os livros para o Público Adulto sendo os principais: (Urupês-1918-Contos) (Cidades Mortas-1919-Contos) (Negrinha-1920-Contos) (O Presidente Negro-1926-Romance)

Viva Monteiro Lobato, nos seus 162 anos de nascimento.

Obs: Fonte de Pesquisa: Brasil Escola-UOL.

Teresa Nogueira Oliveira,
Cabo Frio/RJ, 18/04/24
BRASIL




 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer